Notícias

Campanha Salarial 2008: trabalhadores vão às ruas por melhores salários e em defesa dos direitos

Na manhã de sábado, dia 16 de agosto, trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos participaram da passeata da Campanha Salarial Unificada pelas ruas do centro de Campinas.
O objetivo da manifestação no centro da cidade foi chamar a atenção da população e explicar as reivindicações da categoria metalúrgica nessa Campanha Salarial, desde a composição do índice de 18,83%, a necessidade do gatilho, até a defesa dos os direitos específicos das mulheres e dos pais, como a ampliação das licenças maternidade e paternidade.
Além dos Sindicatos de Metalúrgicos de Campinas, Limeira, Santos e São José dos Campos e respectivas regiões, também participaram da manifestação sindicatos de outras categorias como Químicos e Correios, trabalhadores militantes nos movimentos sociais, a Conlutas e a Intersindical.

Reivindicações refletem as necessidades de toda a classe trabalhadora
As reivindicações da categoria metalúrgica refletem as necessidades de toda a classe trabalhadora: defesa de um piso salarial capaz de garantir vida digna ao trabalhador e à sua família, defesa dos direitos sociais como ampliação da licença-maternidade e auxílio creche, e licença paternidade.
A defesa do gatilho salarial também é um ponto importante, uma vez que os patrões e o governo enchem a boca ao dizer que reajustar nossos salários de acordo com a inflação só geraria mais inflação. Uma grande farsa, já que nossos salários são corrigidos apenas uma vez por ano e por um dos índices econômicos mais baixos (o INPC), enquanto o preço de tudo o que precisamos para viver sobe mês a mês.
Mais uma vez, os trabalhadores e trabalhadoras, conscientes de que só a luta pode garantir os seus direitos, mostraram que não aceitarão nenhum direito a menos, mas que estão dispostos e empenhados em avançar rumo a novas conquistas.

Jornal da Categoria