Notícias

Na sexta, dia 8, tem assembléia da Campanha Salarial

No dia 11 de julho, o Sindicato entregou aos patrões a nossa Pauta de Reivindicações, aprovada pelos trabalhadores em assembléia geral realizada na Sede Central no dia 6 de julho.

ueremos aumento real, reposição da inflação passada e a criação de um mecanismo que assegure nossos salários da inflação futura, piso salarial do Dieese, e redução da jornada sem redução de salário.

No último domingo, 03/08, na Plenária Organizativa da Campanha Salarial discutimos os gatilhos usados pelos patrões para garantir seus lucros, e as perdas acumuladas pelos trabalhadores cujos salários são reajustados pelo menor de todos os índices econômicos. Agora, na Assembléia desta sexta, vamos apresentar o índice.

Queremos 18,83%

No dia-a-dia, todos nós percebemos os aumentos do custo de vida, principalmente dos produtos alimentícios, o que significa que a inflação real a qual estamos submetidos é muito superior à inflação oficial. E, embora não tenhamos um centavo de aumento salarial fora da data-base, os preços de tudo o que precisamos para viver (alimento, vestuário, água, luz, telefone, higiene, mensalidade escolar, etc.) não param de subir.

Isto quer dizer que não são os salários que aumentam a inflação, como afirmam patrões e governo. Ao contrário, o salário é o item que mais perde, pois enquanto os preços dos produtos aumentam mensalmente, o salário é reajustado apenas uma vez por ano, ainda assim com índice muito abaixo dos índices usados pelos patrões para corrigirem os preços de seus produtos e de seus lucros.

Confira como chegamos aos 18,83%

8,45% (INPC projetado para agosto)


9,57% (Crescimento da produção da indústria metalúrgica)


18,83%

 


Entenda a necessidade do gatilho para corrigir nossos salários:

Os patrões reajustam seus preços baseados em vários índices calculados pelo governo. IGPDI – (13,96%) utilizado para contratos de aluguel, reajustes de tarifas públicas e planos e seguros de saúde.

IGPM – (15,12%) utilizado para contratos de aluguel, reajustes de tarifas públicas e planos e seguros de saúde.

IPCA – (6,06%) utilizado pelo Banco Central é considerado o índice oficial de inflação do país.


IPC (6,15%) mede a inflação na cidade de São Paulo.

INPC: (7,28%) utilizado para negociação de reajustes salariais.

É importante notar que os índices que medem os bens de consumo e de produção são sempre mais altos do que o INPC, que é utilizado em nossos salários. E é difícil acreditar, que o índice oficial que mede a inflação esteja tão baixo, basta entrar em um supermercado para fazer as compras do mês!


Assembléia da Campanha Salarial/2008


Sexta-feira, dia 8 de agosto, às 18h30, na Sede Central


Rua Dr. Quirino, 560 – centro


 

Jornal da Categoria