Notícias

Pauta da Campanha Salarial foi entregue no dia 11 de julho

Na sexta-feira, dia 11 de julho, nosso Sindicato esteve em São Paulo para entrega da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2008 aos patrões.


Antes da entrega da pauta foi realizado um ato na avenida Paulista, em frente à FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e em seguida, entregamos a pauta aos empresários e em breve, as negociações terão início.


A Campanha Salarial 2008 teve início no domingo, dia 6 de julho, com a assembléia dos trabalhadores que aprovou a Pauta de Reivindicações.


Neste ano, como nos anteriores, a Campanha Salarial será unificada com os sindicatos dos metalúrgicos de Santos, Limeira e São José dos Campos, unindo 130 mil metalúrgicos na luta por melhores salários e condições de trabalho e de vida.


Queremos:



  • Reposição da inflação

  • Aumento real de salário

  • Piso salarial do Dieese

  • Redução da jornada, sem redução de salário

  • Cláusulas sociais

Como sabemos, além das cláusulas econômicas, nossa Convenção Coletiva também contém as cláusulas sociais, que tratam das condições e direitos do trabalhador em seu local de trabalho, como a redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, e os direitos específicas das mulheres, que na verdade interessam a todos os trabalhadores.


Apesar de as cláusulas sociais terem sido assinadas em 2007 com validade até 2009, é preciso que continuemos mobilizados e conscientes politicamente para avançarmos também nessas conquistas, porque tão importante quanto a luta para conquistar direitos também é a luta pela manutenção dos direitos conquistados.


Inflação: o dragão está de volta


Enquanto a produção, as vendas e as exportações batem recordes e os patrões lucram cada vez mais, o salário dos trabalhadores está cada vez mais corroído pela inflação.  Isso porque a disparada nos preços atingiu de cheio alimentos e tarifas públicas, itens dos quais ninguém consegue fugir.


Confira abaixo quanto aumentou cada item:


Energia elétrica – 8,63%
Telefonia fixa: 4,46%
Gás de cozinha: 10%
Pedágios (SP): 11,52%
Arroz: 19,83%
Feijão: 105,14%
Leite: 23,18%
Pãozinho: 27,72%
Óleo: 61,55%
Carne bovina: 25,44%
Farinha de trigo: 43,11%
Tomate: 36,83%


Inflação atinge até o rendimento do FGTS


A inflação também atinge o dinheiro depositado no FGTS. O rendimento acumulado até maio já está 1,26% menor que o aumento de preços: é uma parte da poupança do trabalhador desaparecendo. 

Jornal da Categoria