Notícias

Trabalhador sofre acidente grave na Onça de Valinhos

Um companheiro da Central de Resíduos, que trabalhava como ajudante geral na empresa, caiu de uma altura de 2,3 metros, no último dia 27. Até a publicação da notícia, ele se encontrava internado na UTI, em estado grav. O trabalhador, que tem 39 anos e 5 de empresa, tentava colocar cavacos na caçamba quando perdeu o equilíbrio e caiu através do espaço vazado que ficava entre as grades. Ele foi encaminhado à UTI da Casa de Saúde e está em estado grave.

Segundo Norma Regulamentadora da CLT, que trata da segurança e medicina do trabalho, os andares acima do solo, tais como terraços, balcões e compartimentos para garagens que não sejam vedados por paredes externas devem dispor de “guarda-corpo de proteção” para impedirem as quedas.

Ou seja, a empresa não estava cumprindo essa exigência. No caso desse acidente, um simples anteparo rígido ou uma tela de proteção poderiam ter evitado a queda.

É importante lembrar que o Anuário da Previdência Social de 2006, aponta que os acidentes de trabalho aumentaram e ultrapassaram os 500 mil casos, somando os típicos, os de trajeto e as doenças ocupacionais. Esse número não é absolutamente verdadeiro, quando se leva em conta que nem todos os acidentes são notificados.

O Sindicato está no processo de investigação das causas do acidente com o companheiro da Onça e vai tomar as providências necessárias, inclusive com apoio e solidariedade à família do trabalhador.

Nos últimos sete meses, houve mais dois acidentes graves na Onça, onde os trabalhadores tiveram perda parcial de membros.


 

Jornal da Categoria