Notícias

1º de maio – Dia Internacional dos Trabalhadores

O 1º de Maio de 2008 ocorre em uma conjuntura marcada por enormes desafios a serem vencidos pela classe trabalhadora. Desde a década de 1990, com a implantação do projeto neoliberal, sofremos diversos ataques do capital. A reestruturação produtiva, o desemprego, a precarização, as terceirizações, as privatizações, os atos anti-sindicais e a criminalização dos movimentos sociais, são os ataques desferidos pelo capital contra os trabalhadores. Todos esses ataques contaram com o apoio dos governos de turno, como Collor, Itamar e FHC.

O governo Lula, eleito com o apoio expressivo dos trabalhadores e fruto de um acúmulo de forças de duas décadas de luta, mantêm e aprofunda a aplicação do projeto neoliberal. Enquanto o capital industrial e financeiro têm lucros recordes e o PAC garante a infra-estrutura  para as grandes multinacionais aumentarem a exploração, as reformas da previdência, sindical e trabalhista, já em curso, através de medida provisória ou medidas administrativas, têm o objetivo de diminuir ainda mais o valor da força de trabalho.

Todas essas medidas do governo contam com apoio incondicional da CUT, que ao invés de chamar a mobilização da classe trabalhadora, faz festa bancada com dinheiro dos patrões e do governo.

Como vemos, os desafios que os trabalhadores terão de enfrentar são enormes. É tarefa dos movimentos sindical e popular das organizações de esquerda, construírem uma agenda unitária de mobilizações para enfrentar o capital e o governo Lula.  A Intersindical, um instrumento de luta e organização da classe trabalhadora, está consolidando a campanha “nenhum direito a menos, avançar nas conquistas” como parte dessa luta de enfrentamento contra o capital e o governo.

Nossos desafios são maiores pois entendemos que sua solução definitiva não se realizará no capitalismo. Nossa luta, portanto, é para acabar com a exploração do capital, construindo uma sociedade socialista, em que desapareça a exploração da classe trabalhadora.

Viva os Trabalhadores e as Trabalhadoras!!!

Viva o 1º de Maio!!!

Viva a Intersindical!!!

Viva o Socialismo!!!

Jornal da Categoria