Notícias

Benteler: redução da jornada pode ser decidida dia 20/03

A luta dos trabalhadores da Benteler, em torno da redução da jornada de trabalho, está prestes a alcançar a vitória. No final de fevereiro, em assembléia na porta da fábrica, os companheiros aprovaram o Estado de Greve, caso a empresa continuasse negligenciando a necessidade dos trabalhadores e adiando a discussão com o Sindicato. Não demorou e a empresa marcou reunião, realizada no dia 12 de março.

A proposta dos trabalhadores apresentada pelo Sindicato: Redução já!
Pela empresa, a redução se daria em 15 minutos semanais a partir de junho de 2008 e 15 minutos só em janeiro de 2009, quando também seria feita uma nova discussão.
Mas o Sindicato foi firme na defesa de outra forma de redução: 30 minutos a partir de abril de 2008 com novas reduções de 30 minutos a cada 6 meses. Ou seja, até o final do ano que vem, 2009, alcançaremos a jornada de 40 horas semanais. Em 2008, já reduziríamos uma hora da jornada. De 42 horas para 41horas semanais.
A Benteler pediu prazo até o dia 20/03, data da próxima reunião, para analisar a proposta dos trabalhadores e dar a sua resposta.

PCS: fim da avaliação da chefia
Outro ponto em que conseguimos avanço foi na Política de Cargos e Salários.
Os companheiros mais antigos na empresa não vão mais ser prejudicados com a PCS que os enquadrava numa função desconsiderando o tempo de casa.
Agora, o enquadramento no início de uma função será apenas para os novos trabalhadores, aqueles que entraram na empresa a partir de novembro de 2007.
A progressão também será pelo tempo de trabalho, pelo desempenho no chão da fábrica, independente da avaliação da chefia, que sempre leva em conta questões pessoais e não profissionais, como deveria ser.



 

Jornal da Categoria