Notícias

Debate do Dia Internacional de Combate às LER/DORT, dia 29/02, às 19h, no Sindicato

Hoje, dia 29/02 às 19h

Debate
A saúde do trabalhador no contexto da saúde pública do país e da Região Metropolitana de Campinas.

Debatedores:
Norton Martarello (Engenheiro do Trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e de Limeira)
Vera Lúcia Salerno (Médica Sanitarista do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST)
Rita de Cássia Pinto (Diretora Estadual do Sinsprev – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo)

Local: Sede Central (Rua Dr. Quirino,560 – Centro)

As Lesões por Esforços Repetitivos e as Doenças Osteo-musculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT) representam cerca de 90% das doenças registradas pela Previdência Social, nos últimos anos. Essas doenças incapacitam homens e mulheres para o trabalho, causando-lhes sofrimento, dor e depressão, impondo-lhes, por causa da incapacidade física e emocional, inúmeras restrições profissionais e pessoais. As LER/DORT são fruto do processo de reestruturação produtiva, inovação tecnológica, ritmo acelerado de trabalho e movimentos repetitivos.

Da necessidade de conscientização sobre as doenças  é que foi criado o Dia Internacional de Conscientização sobre a Prevenção das LER/DORT, no último dia de fevereiro. Esta data, que a cada 4 anos ocorre em dias diferentes, foi escolhida de propósito para simbolizar uma reação contrária à repetitividade, a causadora da doença.
No Brasil, lideranças sindicais, autoridades, profissionais de saúde, trabalhadoras e trabalhadores lesionados adotaram a data como forma de protesto contra o abandono a que são relegados o trabalhador e a trabalhadora lesionados.

Sempre comprometido com a defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora e, acreditando que a saída para combater toda exploração e opressão dos trabalhadores pelos patrões, é a conscientização e organização dos trabalhadores enquanto classe, o Sindicato convida você a participar do debate sobre o tema, na Sede Central, em Campinas.

Sua presença é fundamental nesta luta. Compareça!

 

Jornal da Categoria