Notícias

Ex-diretor do Sindicato lança livro

O lançamento do livro Marx, Gramsci e o conhecimento – ruptura ou continuidade? do ex-dirigente do Sindicato, Marcos Francisco Martins, vai acontecer no dia 8 de março – dia internacional da mulher, das 17h às 20:30h, no restaurante Malagueta.


Para o evento, que será uma noite de autógrafos com sarau, estão programadas várias atividades como dramatização, música e poesia. O palco vai estar à disposição dos interessados, principalmente para homenagens à luta das mulheres na busca de igualdade de oportunidades.


O autor


Marcos Francisco Martins é licenciado em Filosofia pela PUC-Campinas, com mestrado e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é coordenador do Programa de Mestrado em Educação do Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo).


A obra


Motivado por indagações teóricas e pela militância sindical e político partidária, Marcos Francisco Martins fez da teoria do conhecimento de Gramsci o tema de sua pesquisa. O problema da investigação delimitou-se pela verificação do nível de ortodoxia que a epistemologia gramsciana guarda em relação ao marxismo originário.


Gramsci é apresentado pelo autor como um não idealista sob o ponto de vista epistemológico, contrariando a leitura de estudiosos de seu pensamento, porquanto assevera a tese de que sua teoria do conhecimento é continuadora do método marxiano.


O texto interessa sobremaneira aos que estudam o materialismo histórico e dialético e aos estudantes da problemática epistemológica. Torna-se, assim, obra importante a estudantes de graduação e de pós-graduação da área das ciências humanas e sociais.


Noite de autógrafos com sarau


Data: 8 de março – dia internacional da mulher


Local: Restaurante Malagueta (Estrada Souzas-Joaquim Egídio, Km 1,5, telefone: 3258-6248)


Horário: das 17h às 20:30h


 


 

Jornal da Categoria