Notícias

FSM 2008: 26 de janeiro é Dia de ação global

Em 2008, o FSM vai ter um formato diferente. No dia 26 de janeiro, sábado, acontecerá simultaneamente em todo o mundo o Dia de Ação Global.


O Dia de Ação Global denunciará o genocídio das guerras e do capitalismo e promoverá o lema um outro mundo é possível, que acompanha os fóruns desde a sua criação, em 2001. 


A data foi escolhida como forma de manter o confronto com o Fórum Econômico Mundial, encontro da elite neoliberal que acontece sempre em janeiro em Davos (Suíça) e que objetiva aprofundar a teoria e a prática da dominação do mundo pelo capital.


Qualquer grupo, organização ou movimento pode apresentar uma atividade para o Dia de Ação Global. As ações cadastradas no site podem ser construídas por uma única organização ou por diversos grupos ou movimentos que utilizem o mesmo Espaço de Ação.


Não é necessário ter a sua programação fechada para o 26 de janeiro para apresentar a ação no site. Propostas de ações e reuniões preparatórias também são bem-vindas. A idéia do site é facilitar a comunicação entre os participantes, possibilitando a realização de ações potentes e visíveis durante o FSM 2008.


Chamado para um Dia de Mobilização e Ação Global


Somos milhões de mulheres e homens, organizações, redes, movimentos e sindicatos de todas as partes do planeta, aldeias e regiões, zonas rurais e centros urbanos de todas as idades, povos, culturas e crenças unidos e unidas pela firme convicção que OUTRO MUNDO É POSSÍVEL!


Como toda nossa pluralidade, diversidade e riqueza de alternativas e propostas, lutamos contra o neoliberalismo, a guerra, o colonialismo, o racismo e o patriarcado que geram violência, exploração, exclusão, pobreza, fome, desastre ambiental e negação dos direitos humanos.


Há muitos anos estamos resistindo e construindo processos inovadores, de novas culturas de organização e ação, do local ao global, em particular, através dos processos e Carta de Princípios do Fórum Social Mundial, do qual emerge esta chamada.


Conscientes da necessidade de construir nossa própria agenda e de aumentar o impacto dessas milhares de expressões e manifestações, nos comprometemos a reforçar a solidariedade e as convergências entre nossas lutas, campanhas, construções de alternativas e alianças.


Nos comprometemos com uma Semana de Ação que culminará em um Dia de Mobilização e Ação Global em 26 de janeiro de 2008.


Convidamos todas e todos que, dentro da diversidade que é nossa força, realizem criativamente nesta data ações, atividades, eventos e convergências sobre temas e em formatos que lhes sejam próprios.
FAÇAMOS JÁ UM OUTRO MUNDO!


 

Jornal da Categoria