Notícias

Mabe: excesso de calor prejudica o trabalhador, mas empresa só quer saber de produção e lucro

Um problema muito grave enfrentado pelos trabalhadores e discutido incansavelmente pela Cipa com o departamento de segurança do trabalho da Mabe continua sem solução até o momento: o excesso de calor. Na linha de montagem e principalmente nas áreas próximas a fornos e estufas a condição chega a ser insalubre, levando companheiros a estado de prostração. Mas a Mabe insiste em ignorar a situação e só quer saber de aumento da produtividade e de lucro.


Empresa ignora normas de segurança do trabalho


De acordo com as Normas Regulamentadoras n°s 15 e 17, que tratam dos limites de tolerância para exposição ao calor e ergonomia, as condições ambientais de trabalho na linha de montagem da Mabe encontram-se inadequadas. A recomendação das NRs é de que a temperatura ambiente esteja entre 20 e 23º C, mas nem é preciso termômetro para sentirmos o calor dentro da fábrica.
A sobrecarga térmica, o desconforto físico e a dificuldade de reposição de líquidos pelo organismo é sentida pela maioria dos trabalhadores, que sofrem com o mal estar geral, além de câimbras, sudorese excessiva, déficit de atenção e sonolência.


Falta a Mabe estudar o problema para achar uma solução


A Cipa e o engenheiro de Segurança e Saúde do Sindicato têm insistido numa conversa com a empresa para exporem o problema e juntos conseguirem chegar a uma solução. Afinal, é a vida dos trabalhadores que está em risco, mas até agora a Mabe não se dispõe a sequer sentar para conversar.


Sindicato adverte: é obrigação da empresa cuidar da saúde de seus trabalhadores


Vivemos e trabalhamos num país tropical e num mundo que sofre com as constantes mudanças climáticas. Portanto, a colocação de ventiladores em locas estratégicos, o uso de uniformes adequados à temperatura e umidade do ar, facilidade ao acesso e aumento na ingestão de líquidos e adaptação alimentar são algumas formas de pôr limites ou eliminar o problema.
Fica claro que o Sindicato não vê dificuldades para resolver este problema com a Mabe e está disposto a averiguar a situação e discutir soluções. Agora, só depende dela.


O que é conforto térmico


O conforto térmico é definido pela sensação de bem-estar, relacionada com a temperatura. Trata-se de manter o equilíbrio entre o calor produzido pelo corpo e o calor do ambiente. Para se manter o equilíbrio da temperatura corporal são necessários vários fatores: 4 ligados ao ambiente de trabalho e três relacionados ao próprio trabalhador. Os ambientais são: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade do ar e calor radiante. Já os que dependem do trabalhador são metabolismo, temperatura da pele e tipo de roupa.

Jornal da Categoria