Notícias

Truculência policial fere mais de 20 trabalhadores rurais sem terra em Limeira

No dia 29, uma desastrosa ação de reintegração de posse, cumprida por 400 homens da Polícia Militar deixou pelo menos 20 trabalhadores sem terra feridos em Limeira sendo que cinco foram hospitalizados, segundo o MST (Movimento Sem Terra), que coordenava o acampamento.

A ação foi feita por policiais da Tropa de Choque, Canil, Cavalaria e PMs de diversos batalhões do interior. Foram usados bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, gás pimenta e armas com balas de borracha.
No momento da reintegração, um helicóptero da PM sobrevoou o acampamento e atirou bombas de gás e de efeito moral. Ao menos 250 famílias estavam na área desde abril deste ano. No momento da ação, cerca de 80 crianças estavam no local e foram impedidas pela PM de serem retiradas do local, ficando expostas à ação truculenta da PM, que incluía gás de pimenta.

Dezenas de barracos foram destruídos e alguns incendiados. Plantações de banana, mandioca, feijão e abóbora foram destruídas por tratores alugados pela prefeitura.

O pedido de reintegração foi feito à Justiça Estadual pela Prefeitura de Limeira. No entanto, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), informou que a área pertence à União e que, portanto, a Justiça Estadual não poderia conceder reintegração. O terreno está oficialmente em nome da extinta RFFSA [Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima], informou o Incra e também segundo o Instituto, a legislação determina que o patrimônio da RFFSA seja automaticamente convertido para a União e destinado à reforma agrária. Mas a Prefeitura alega que há mais de 30 anos utiliza o local como aterro sanitário. O que indica que quem está irregular é a Prefeitura de Limeira.

O governo Lula, em sua campanha eleitoral, afirmou que daria especial atenção à reforma agrária, mas não tem demonstrado isso na prática. O MST continua organizando acampamentos com o objetivo de pressionar o governo federal a promover a reforma agrária, o que mudaria radicalmente a situação de milhares de brasileiros sem trabalho, sem moradia, sem condições dignas de vida. A solução é a reforma agrária.           


 

Jornal da Categoria