Notícias

Sem-terra é assassinado pela suíça Syngenta, no Paraná

No dia 21 de outubro, um trabalhador sem-terra foi assassinado no Acampamento Terra Livre, por seguranças da Fazenda Syngenta, no Paraná. Outros seis ficaram gravemente feridos. O companheiro sem-terra assassinado estava entre os militantes da Via Campesina que denunciaram nacional e internacionalmente os crimes ambientais cometidos pela Syngenta.


Os crimes da Syngenta Seeds
Em 2006, a transnacional suíça Syngenta Seeds cultivava sementes transgênicas, no cinturão de proteção ecológica do Parque Nacional do Iguaçu, em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná, descumprindo a Lei de Biossegurança. A empresa, que utiliza a Mata Atlântica contaminando a biodiversidade e produzindo poluentes que agridem o meio ambiente os seres humanos, foi multada pelo Ibama em R$ 1 milhão, mas nunca pagou a dívida ao Estado.


Nosso apoio 
O Sindicato que apóia a luta pela Reforma Agrária e busca a descriminalização dos movimentos sociais, participou do ato de protesto contra a empresa Syngenta Seeds organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no dia 1/11, em Paulínia.



 

Jornal da Categoria