Notícias

Fim da greve com conquistas na Sata Brasil

Os cerca de 200 companheiros dos 3 turnos da Sata Brasil estiveram em greve por 2 dias para pressionar os patrões a atenderem suas reivindicações.


Depois de várias reuniões sem acordo com a empresa e assembléias com os trabalhadores durante os últimos meses, o Sindicato protocolou o estado de greve a partir do dia 14 de maio.


Na reunião que aconteceu entre Sindicato e a Sata no dia 15 à noite, a empresa apresentou algumas propostas, que foram depois aprovadas pelos trabalhadores em assembléia na mesma noite.


A empresa Sata Brasil fica em Sumaré e produz usinagem de peças para outras metalúrgicas como, ZF, Eaton, Benteler, etc.


Confira as reivindicações e as conquistas dos trabalhadores


– Representação sindical do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região para as duas fábricas que estão dentro do complexo industrial da Sata, a FCB e a Valbormida. Os trabalhadores exigiam que fossem reconhecidos e seguissem a Convenção Coletiva do Grupo 9 e não através do sindicato que representa os trabalhadores da área de logística, do qual faziam parte
Os trabalhadores conseguiram o enquadramento sindical no Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região


– Plano de Cargos e Salários, que a empresa não tinha. Os companheiros exigiam um plano linear e automático pelo período máximo de 3 anos e que não tenha avaliação da chefia.
Ficou estabelecida uma política salarial com reajustes semestrais e automáticos. Para os trabalhadores da manutenção por um período de 3 anos e os da produção por 3 anos e meio.


– O Convênio Médico também estava na pauta dos trabalhadores. Custava 20 reais para o trabalhador e mais 20 reais por cada integrante da família e a reivindicação era para que a empresa fosse responsável por esse custo.
A empresa reduziu significativamente os valores para o trabalhador e seus dependentes.


Os trabalhadores conquistaram o pagamento dos dias parados e 60 dias de estabilidade após o retorno ao trabalho.

Jornal da Categoria