Notícias

Flagra: Magnetti Marelli tem 38 câmeras vigiando trabalhadores

O Sindicato entrou com ação civil pública contra a Magneti Marelli. A empresa está mantendo 38 câmeras escondidas, inclusive dentro da produção. Esta atitude da empresa é ilegal e vem provocando constrangimentos nos trabalhadores.


Desculpa esfarrapada


A empresa alega que as câmeras são para a segurança patrimonial, mas isso não faz sentido, porque a empresa possui sistema de segurança na saída dos trabalhadores, que também são submetidos à fiscalização através de sistema de detector de metais.  Diante disso, não haveria necessidade das 38 câmeras (número confirmado pela empresa), instaladas na produção.


Danos morais


Está claro que a empresa, através das filmagens das câmeras aparentes ou escondidas têm o objetivo de constranger e forçar a produção. Isso nada mais é do que assédio e coação ao trabalho vigiado e forçado, o que resulta em atentado à honra, privacidade e intimidade dos trabalhadores, além de abuso de direito.


A ação movida pelo Sindicato tem por objetivo a indenização por danos morais coletivos e indenização por danos morais individuais, além da retirada imediata das câmeras da Magneti Marelli.


Bosch e Wabco também já foram flagradas


Infelizmente, esta não é uma atitude isolada, muitas empresas estão planejando a implantação de câmeras escondidas. Já tivemos a ação movida contra a Bosch, que no passado também usou as tais câmeras e já recebemos denúncia de que a Wabco também está preparando a instalação de câmeras internas. O Sindicato está atento a estas irregularidades e não permitira esse tipo de coação e constrangimentos aos trabalhadores.

Jornal da Categoria