Notícias

1º de Maio: Participe do Ato por Nenhum direito a menos; avançar nas conquistas, na Praça da Sé/SP

Com a certeza de que o papel do Sindicato não se restringe às lutas da categoria, juntamente com a Intersindical, no dia 1º de Maio, dia de luta dos trabalhadores, vamos engrossar o “Grande Ato na Praça da Sé” que vai acontecer em São Paulo e também participar das atividades em Campinas. Levantando a bandeira “Nenhum direito a menos; avançar nas conquistas”, vamos lutar pela defesa da aposentadoria, dos direitos sociais, sindicais e trabalhistas.


História
O Dia dos Trabalhadores nasceu da luta pela redução da jornada e contra a exploração capitalista nos Estados Unidos do século 19. Diante da exploração insuportável, inúmeras greves se espalharam pelo país. Em 1º de maio de 1886, Chicago foi palco de uma intensa greve operária que sofreu violenta repressão policial. Dezenas de operários e de operárias morreram e muitos ficaram feridos. Os líderes do movimento foram julgados e alguns condenados à forca. Em homenagem a esses mártires e as lutas dos trabalhadores, em setembro de 1891, durante um congresso socialista em Bruxelas foi aprovada a resolução histórica: tornar o 1º de maio como “o dia dos trabalhadores de todos os países, durante o qual eles devem manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade”.
Por isso, 1º de Maio é dia de luta, e não dia de festa ou de sorteios, como acreditam a CUT e a Força Sindical e outras centrais, ignorando os problemas enfrentados pela classe trabalhadora e comemorando a data com megashows patrocinados por banqueiros e empresários, ou seja, pelas mesmas pessoas que a exploram.


1º de Maio é dia de luta e nossa luta é:



  • Contra a Reforma Sindical e Trabalhista
  • Contra a Reforma da Previdência que vai tornar a aposentadoria cada vez mais difícil
  • Contra a guerra imperialista
  • Pela Reforma Agrária e Urbana
  • Pelo acesso pleno dos trabalhadores à saúde e educação pública de qualidade
  • Pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário
    Por emprego e salário digno

Programação


Campinas
9h
– Missa dos Trabalhadores na Catedral
10h – Caminhada até o Largo do Rosário
10h30 – Ato Político e Atividades Culturais no Largo do Rosário


São Paulo 
9h
– Missa dos Trabalhadores na Catedral
10h30 – Ato público na Praça da Sé e passeata no centro da Capital.

Jornal da Categoria