Notícias

Filme: Araguaya – A conspiração do silêncio

O filme de Ronaldo Duque retrata um dos mais emocionantes episódios da história brasileira. A Guerrilha do Araguaia foi uma ação de resistência armada à ditadura militar empreendida em plena selva amazônica, na divisa dos estados do Maranhão, Pará e Goiás, onde hoje é o estado de Tocantins.


A partir do golpe militar de 1964, diversas forças políticas brasileiras discutem formas de resistência à ditadura militar. Em fins de 1967, muitos jovens, estudantes secundaristas e universitários, jornalistas, fotógrafos, bancários, professores, alfaiates e tarimbados dirigentes comunistas, como Maurício Grabois, começam a chegar à região do Araguaia. A eles, juntam-se camponeses. Todos com o ideal de lutar por um país justo, democrático e soberano.
 
Foram necessárias três campanhas militares, envolvendo mais de 20 mil soldados para derrotar a Guerrilha, que chegou a reunir 80 guerrilheiros. Além dos combates nas matas, a repressão se abateu sobre toda a direção do Partido Comunista do Brasil.


Nos anos 80, a luta dos camponeses da região de Xambioá, um dos palcos da Guerrilha, resultou na conquista de 250 mil hectares de terra.


Rodado em 2002, o filme tem 104 minutos, e mescla depoimentos de ex-gerrilheiros e ficção. No elenco, Françoise Forton, Danton Mello, Northon Nascimento e Cacá Amaral.


Local: Cine Paradiso
De 13 a 19 de abril, às 21h10
Estacionamento gratuito

Jornal da Categoria