Notícias

Trabalhadores da Bosch Freios estão em greve

Na quinta-feira (29/3), os trabalhadores da Bosch Freios decidiram entrar em greve contra uma decisão da direção da empresa de aumentar a permanência deles dentro da fábrica.


Após determinação do Ministério do Trabalho, que obrigou a empresa a conceder 1 hora de intervalo para os trabalhadores fazerem a refeição, a Bosch Freios, que concedia apenas 30 minutos de descanso, impôs a compensação durante a jornada.


Com a inclusão dos 30 minutos a mais do intervalo de refeição e sua compensação na jornada diária, a empresa fez com que a permanência dos trabalhadores dentro da fábrica aumentasse.


Horário noturno: empresa faz conta errada


Além da extensão do horário para refeição com compensação na jornada diária, outro problema que altera a jornada dos trabalhadores dentro da fábrica é o cálculo que a empresa faz sobre o horário noturno. A hora noturna (das 22h às 5h) equivale a 52 minutos e 30 segundos, mas a Bosch despreza o cálculo noturno e considera a hora como se ela correspondesse a 60 minutos. Por isso, as jornadas do segundo e do terceiro turnos são mais longas do que o que a empresa está divulgando internamente.


Os trabalhadores que reivindicam a redução da jornada são contra a intransigência da empresa que recusou a redução da jornada, e que ao contrário, propôs uma mudança no horário que aumentou o descontentamento dos trabalhadores.

Jornal da Categoria