Notícias

Seminário preparativo do Congresso Nacional de Negros e Negras aconteceu na Sede Central

Dando continuidade à organização do Congresso Nacional de Negros e Negras do Brasil que vai acontecer no fim de abril, em Belo Horizonte (MG), o Coletivo anti-racismo do Sindicato participou de um seminário preparativo no sábado (03/03), na Sede Central.


Nesse seminário regional, estavam presentes representantes das cidades de Campinas, Sumaré, Indaiatuba, Nova Odessa, Hortolândia, Jundiaí e Peruíbe.


O objetivo do encontro foi o de discutir e debater os temas do Congresso e também a Plenária Estadual que vai acontecer no próximo sábado, dia 10/03, em São Paulo. Para isso, ficou decidida a construção de um documento para ser apresentado nessa Plenária com os pontos políticos discutidos em Campinas.


Além disso, foi formado também um Fórum Regional composto pelos organizadores presentes, que irá dar continuidade a esses debates na região.


A coordenação será composta por 2 representantes de cada entidade presente no Seminário e à medida que outras organizações forem aderindo, também serão indicados os seus representantes.


Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil vai debater projeto político para o povo negro do Brasil


Com esse único objetivo, a Plenária Nacional de Negros e Negras, ocorrida nos dias 13 e 14 de janeiro no Rio de Janeiro, reuniu 209 delegados, 109 instituições e organizações negras de nove estados: SP. RJ, SC, RS, MG, DF, ES, BA e PE.


Apesar das diferenças partidárias e das muitas tendências, estiveram reunidos 111 homens e 98 mulheres conscientes da necessidade de avanços educacionais, políticos, culturais e materiais para o nosso povo.


O debate da análise de conjuntura contou com representantes do MNU e da Unegro/Conen, que abordaram a realidade nacional e internacional e suas conseqüências para o povo negro no Brasil e no mundo.


A abertura do Congresso Nacional será nos dias 20, 21 e 22 de abril, e a sua duração será até março de 2008. O tema central será um Projeto Político do Povo Negro, incluindo-se discussões sobre Reparações.

Jornal da Categoria