Notícias

Trabalhador da Filoauto perde a mão esquerda e três dedos da direita em acidente

Na tarde de segunda-feira (12 de fevereiro), às 14h50, um trabalhador da empresa de Filoauto sofreu um acidente com uma prensa de 500 toneladas. Neste acidente, o trabalhador perdeu a mão esquerda e três dedos da direita. Não houve produção na fábrica nesse dia. 

Sindicato apura acidente na Filoauto


O engenheiro de Segurança do Trabalho do Sindicato esteve no dia 15 de fevereiro na empresa Filoauto, em Indaiatuba, para apurar com o Ministério Público o acidente.


A prensa Komat SU 05, de 500 toneladas, era operada por quatro trabalhadores, mas para tornar a produção mais rápida tinha apenas dois consoles com acionamento bimanuais, que são a parte do equipamento que aciona a máquina e que oferece segurança ao operador.


Ou seja, com o acionamento bimanual, o trabalhador precisa usar as duas mãos para fazer a máquina funcionar, o que as livra da possibilidade de contato com a prensa em operação.


O trabalhador acidentado é justamente um dos dois que estavam operando sem esse dispositivo.


Outro dispositivo de segurança, o sensor (conhecido por cortina de luz) estava em funcionamento, mas como ficava a uma distância inadequada da máquina não foi capaz de proteger o trabalhador, que conseguiu ultrapassar com o corpo todo o vão entre o sensor de luz e a máquina.


Foi preciso cinco minutos para que a prensa fizesse a reversão e soltasse o braço do trabalhador. A máquina, fabricada em 1967, produz 200 unidades por hora e é usada na produção de peças para  peruas Kombi.


O fiscal do Ministério Público deve comparecer hoje à fábrica para notificar a empresa e, junto com o engenheiro de segurança da Filoauto, liberar a prensa.


Cipa: atuação organizada


A Cipa tem um papel fundamental na prevenção de acidentes no trabalho e os cipeiros da Filoauto têm desempenhado com bastante organização esse papel.


O Sindicato vai participar da próxima Reunião Ordinária da Cipa e vai cobrar, entre outras medidas de segurança a demarcação no piso em torno de máquinas como esta, que põem em risco a vida e a saúde dos trabalhadores.


FAMÍLIA DO TRABALHADOR ACIDENTADO PRECISA DE APOIO DA EMPRESA


O trabalhador acidentado pela prensa está hospitalizado, mas permanece em quarto coletivo o que, devido à falta de acomodações, dificulta bastante o acompanhamento familiar.


O companheiro precisa muito de cuidados especiais, porque teve um membro importante da coordenação motora mutilado e está dependente do auxílio de outras pessoas, mas no quarto coletivo a esposa não tem sequer onde dormir.


Queremos que a empresa reconheça a necessidade especial desse companheiro e que pague um quarto privativo a ele, uma vítima irreversível do acidente de trabalho.


A Filoauto, fica em Indaiatuba e é uma empresa do setor de Autopeças, que estampa peças para a Volkswagen. Têm cerca de 200 trabalhadores, sendo 150 na produção direta e 50 no setor administrativo.



 

Jornal da Categoria