Notícias

28 de fevereiro: Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos

Para marcar a importância desse tema foi instituído o Dia Internacional de Conscientização sobre as Lesões por Esforços Repetitivos e serão realizadas diversas atividades educativas em Campinas com o objetivo de discutir mais amplamente esta questão


Causadas pelo excesso e pela rapidez de movimentos e posturas estáticas de grupos musculares por tempo prolongado, as LER/DORT causam dores, formigamento e fadiga no começo.


Em estágio mais avançado, as dores tornam-se contínuas e a pessoa passa a ter dificuldades para se locomover e até dormir, podendo evoluir para um quadro de depressão, muito comum em pacientes com doenças crônicas.


Muito mais comum do que se imagina, essas doenças estão fazendo parte da vida do trabalhador e segundo estatísticas, aumentam a cada dia que passa.

O Sindicato, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde a Fundacentro e outros sindicatos de trabalhadores e associações vai promover atividades nos dias 27 e 28 de fevereiro.


Confira a programação:


Dia 27/02 – 14h – no Salão Vermelho do Paço Municipal (Prefeitura)
Debate sobre o ‘Nexo Técnico Epidemiológico’, que é uma nova proposta do INSS para o reconhecimento de doenças causadas pelo trabalho com Paulo Rogério de Oliveira (Ministério da Previdência Social) e Prof. Dr. Heleno Correa Filho (UNICAMP) e Celso Ribeiro de Almeida (CIPA-UNICAMP) 


Esse evento é direcionado para profissionais das redes municipais de saúde de Campinas e região, sindicatos e outros representantes de trabalhadores.


Dia 28/02 – das 14 às 17h – Praça em frente a Catedral
Panfletagem na Praça


Dia 28/02 – 19h – Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos
Debate sobre a Saúde do Trabalhador no contexto da saúde pública do país e do município de Campinas, com a participação de Márcia Hespanhol Bernardo (CEREST Campinas) e Prof. Dr. Heleno Correa Filho (UNICAMP) e Paulo Sérgio Gomes (Sindicato dos metalúrgicos de Campinas e Região e membro do Conselho Regional de Saúde de Campinas)


 

Jornal da Categoria