Notícias

FSM 2007 termina hoje

Termina hoje ( 25), a sétima edição do Fórum Mundial Social, em Naoróbi, no Quênia. O Brasil participa do evento com 30 representantes de 11 ministérios e mais cerca de 400 integrantes da sociedade civil. O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região está representado pelo presidente, Jair dos Santos.
De acordo com comunicado publicado no site da conferência, o Fórum Social Mundial deste ano é uma chance de demonstrar “a África e sua história persistente de luta contra a dominação estrangeira, colonialismo e neocolonialismo”.


Abertura
O fórum começou no sábado, dia 20, com a presença de milhares de manifestantes que marcharam da comunidade de Kibera até o parque Uhuru, no centro de Nairóbi, proclamando palavras de ordem contra o imperialismo. Cerca de um terço da população de Nairóbi –cerca de 700 mil pessoas– vive apertada na pequena favela de Kibera, com pouco acesso à água corrente e outros serviços básicos.
A marcha inicial do fórum já foi carregada de protestos. Vários manifestantes levavam placas com fotos do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ao lado das palavras “o terrorista número um do mundo”. Outros levavam cartazes que diziam “um outro mundo é possível”, e ainda outros carregavam sinais com a frase “mulheres não são propriedades”


Programação
Os debates, mesas-redondas e exposições tiveram início no domingo e abordaram, entre outras questões, temas como aids, paz e conflitos, juventude, situação das mulheres, imigrações e diáspora, dívida externa, reforma agrária e privatização dos bens comuns.
Mais de 600 atividades diárias organizadas pelos movimentos participantes durante os dias de debates possibilitaram aos participantes escolherem entre 200 atos diários que aconteceram simultaneamente.


Números
Apesar das críticas de que o fórum até hoje não produziu uma agenda consistente de alternativas econômicas ao modelo econômico vigente, por exemplo, no continente americano, a capacidade de “atração” do evento se tornou inegável: se a primeira edição (2001) reuniu pouco mais de 15 mil cadastradas, a última (2005) teve 155 mil cadastrados, distribuídos por 6.782 organizações de 151 países.


Retrospectiva
O Fórum Social Mundial teve sua primeira edição no Brasil, em 2001, e coincide a cada ano com o Fórum Econômico Mundial –um encontro bastante diferente voltado para líderes de negócios e comércio internacional em Davos, na Suíça.
Outros países que já receberam o Fórum Social Mundial são a Índia e a Venezuela.
 Desde sua criação em 2001, por iniciativa de ONGs brasileiras e estrangeiras, o fórum tornou-se uma espécie de “palco” para a discussão de alternativas ao modelo econômico que foi implantado ao longo dos anos 90 na América Latina.


 

Jornal da Categoria