Notícias

Sindicato vai participar do FSM 2007, em Nairóbi, no Quênia

Entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2007, acontece em Nairobi, no Quênia, a 7ª edição do Fórum Social Mundial.


O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região esteve presente em quase todas as edições do FSM, desde sua criação em 2001 em Porto Alegre (RS), passando por Caracas (Venezuela) e agora, na sua 7ª edição, em Nairóbi. Além da representatividade de nossa delegação, o Sindicato propôs e realizou oficinas temáticas no evento.


Por isso, foi e é muito importante nossa participação, pois é nos fóruns que temos condições de trocar idéias e de manter viva a nossa proposta de internacionalismo da classe operária.


Confira os objetivos gerais definidos para o FSM 2007


Na reunião do Conselho Internacional do FSM, em Parma na Itália, foi apresentado o resultado final da consulta sobre ações, campanhas e lutas, preparatória ao programa do evento de Nairóbi, no Quênia. A consulta, realizada entre junho e agosto, possibilitou a identificação de 9 objetivos gerais, em torno dos quais serão organizadas as atividades propostas pelas organizações participantes do FSM.


1. Pela construção de um mundo de paz, justiça, ética e respeito pelas espiritualidades diversas
2. Pela libertação do mundo do domínio das multinacionais e do capital financeiro
3. Pelo acesso universal e sustentável aos bens comuns da humanidade e da natureza
4. Pela democratização do conhecimento e da informação
5. Pela dignidade, diversidade, garantia da igualdade de gênero e eliminação de todas as formas de discriminação
6. Pela garantia dos direitos econômicos, sociais, humanos e culturais, especialmente os direitos à alimentação, saúde, educação, emprego, habitação e trabalho digno
7. Pela construção de uma ordem mundial baseada na soberania, na autodeterminação e nos direitos dos povos
8. Pela construção de uma economia centrada nos povos e na sustentabilidade
9. Pela construção de estruturas políticas realmente democráticas e instituições com a participação da população nas decisões e controle dos negócios e recursos públicos


O que é o Fórum Social Mundial?


O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.


 

Jornal da Categoria