Notícias

Empresa Matex, de Indaiatuba vai pagar indenização por assédio sexual

Três trabalhadoras ganharam uma ação trabalhista que condena a empresa Matex ao pagamento de R$ 30.000,00 para cada uma, por sofrerem assédio sexual.


Em primeira instância, o juiz da Vara do Trabalho de Indaiatuba, deu a sentença de indenização por danos morais por entender que o superior hierárquico ofendeu a honra e a imagem das trabalhadoras perante os colegas de trabalho e à sociedade.


A empresa Matex fica responsável pelo pagamento da indenização às trabalhadoras, uma vez que os atos foram praticados por um chefe, no ambiente de trabalho.


Por várias razões, mas basicamente por constrangimento e medo de perder o emprego, é muito difícil haver denúncias de assédio sexual feitas pelas companheiras.


E mesmo quando elas deixam de lado o receio e fazem as denúncias, outro obstáculo se impõe: que é o da dificuldade em caracterizar o problema.


Dessa forma, os culpados acabam por nunca serem punidos
As estatísticas mostram que esse quadro está mudando e a cada dia que passa, aumenta o número de denúncias sobre qualquer tipo de assédio.


Se você sofre algum tipo de abuso no seu local de trabalho, não adote um comportamento passivo. Denuncie. A denúncia é a única saída para acabar de vez com essa prática discriminatória e que desrespeita e fere a dignidade humana.

Jornal da Categoria