Notícias

Indústria brasileira vai investir mais neste ano

Um levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), de julho de 2006, mostra que 53,6% das indústrias brasileiras pretendem gastar mais neste ano. O levantamento, chamado Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, consultou 642 empresas.


Que crise, que nada!
Do total consultado, 53,6% (344 empresas) planejam aumentar os gastos, em termos reais, relacionados à construção de novas fábricas, compras de máquinas e equipamentos.
Mais: o volume de investimentos como proporção das vendas dessas empresas aumentou de 6,1%, em 2005, para 7% neste ano.
O segmento de bens intermediários, em que o nível de utilização da capacidade instalada vem se mantendo elevado nos últimos anos, apresenta o maior ímpeto para investir. A relação investimento/vendas é estimada em 9,3% neste ano contra 8,1% em 2005.
Outro setor em que houve avanço nas perspectivas para os investimentos produtivos é o de bens de consumo. Nesse segmento, a relação investimento/vendas cresceu de 4,3% para 5,2%.


Notícia ruim
As piores perspectivas vêm do setor de bens de capital, no qual a relação investimento/vendas ficou estável em relação ao ano passado, em 3,1%. Isso quer dizer que as empresas industriais querem importar parte significativa dos investimentos produtivos programados para este ano.



O estudo
O levantamento da FGV foi realizado entre 29 de junho de 2006 e 31 de julho de 2006 junto a 642 empresas, com vendas previstas para totalizar em 2006 R$ 308,6 milhões.


 

Jornal da Categoria