Notícias

1º de agosto foi o Dia Mundial da Amamentação

1º de agosto é o Dia Mundial da Amamentação e, mais do que nunca, é fundamental que não só as mulheres, mas também os homens, conheçam as vantagens da amamentação e sua importância. Nosso Sindicato, já há alguns anos, tem incluído na pauta de reivindicações das Campanhas Salariais o item Amamentação, com o objetivo de aumentar os intervalos concedidos por lei para que a mãe possa amamentar, de dois intervalos de 30 minutos (de acordo com a CLT) para dois intervalos de uma hora.

Veja o que estamos reivindicando nesta Campanha Salarial em relação à amamentação:

Todas as mulheres trabalhadoras que estiverem amamentando, terão assegurado, efetivamente, o tempo para o desempenho desta atividade, sem qualquer prejuízo salarial ou funcional.

Parágrafo único: Para efeito do disposto neste artigo considera-se tempo de amamentação, o lapso temporal necessário, assegurando-se no mínimo uma hora no período da manhã e uma hora no período da tarde, a critério da mãe, a quem caberá também a escolha do local adequado para tanto.

Conheça as vantagens da amamentação:

Com a amamentação, o útero volta com mais rapidez ao seu estado normal e há menores riscos de hemorragia após o parto. Esta é uma das maiores causas de mortalidade materna no Brasil.

Amamentar ajuda a mulher voltar ao peso normal mais rapidamente.

Protege a mulher de alguns tipos de câncer de mama e ovário.

A mãe que amamenta se sente mais segura e menos ansiosa. 

A amamentação exclusiva protege contra anemia.

A amamentação diminui o risco de osteosporose na vida madura. 

O leite materno ainda funciona como fonte de anticorpos para o bebê e previne infecções, diarréia e doenças respiratórias. Na idade adulta, ajuda a afastar a possibilidade de câncer, diabetes, obesidade, problemas cardíacos e pressão alta.

Como é o alimento exclusivo até os seis meses, ajuda na formação e desenvolvimento completo do bebê e completa a disposição oral-facial ao forçar a sucção.

Para a família, significa economia. Se o bebê recebe amamentação adequada, evita-se gastos com alimentação especial e reduz despesas com medicamentos e médicos ao deixar a criança mais forte e saudável.

Principais cuidados ao amamentar:

O cuidado principal fica por conta da alimentação, que precisa ser saudável. Cigarros, bebidas alcoólicas e drogas estão vetados. Cafeína e comidas apimentadas devem ser evitados.

Quando começam a amamentar, muitas mães ficam inseguras quanto à quantidade e qualidade do leite. O mito do leite fraco faz com que muitas desistam e passem a oferecer leite industrializado aos pequenos, o que prejudica a nutrição e, principalmente, o desenvolvimento cognitivo.

Não existe leite fraco. Geralmente, não há problemas biológicos, mas de manejo das mães. Vale conversar com o médico para detectar o problema.

Vantagens para o planeta: 

Se cada mulher dos Estados Unidos, por exemplo, desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86 mil toneladas de alumínio por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizadas 3 mil toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis. 

Mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone: a produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produção e distribuição e também criam lixo no seu empacotamento, promoção e exposição.

Jornal da Categoria