Notícias

Trabalhadores da Toyota fazem assembléia em solidariedade a companheiros das Filipinas

Nosso Sindicato sempre se pautou pela solidariedade de classe. Assim, sempre apoiamos os movimentos de trabalhadores que lutam por seus direitos, pela liberdade sindical e pela autonomia da classe trabalhadora.

Por isso, no dia 4 de julho, realizamos uma assembléia na Toyota em solidariedade aos trabalhadores da Toyota das Filipinas. Lá, a empresa não admite que os trabalhadores sejam sindicalizados. Recentemente, a empresa demitiu 140 trabalhadores que eram sindicalizados, desrespeitando um direito que é amparado em convenções internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), como “fundamental para a democracia e a justiça social”.

Diante dessa situação de desrespeito aos trabalhadores, sejam eles filipinos ou brasileiros, foi decidida uma ação global, envolvendo todos os países onde tenham plantas da Toyota instaladas. A ação consiste na realização de assembléias nas unidades da Toyota em solidariedade aos trabalhadores filipinos. Depois a documentação referente a estas assembléias (atas, fotos) é enviada para a matriz da Toyota, no Japão, exigindo o respeito às determinações da OIT, que dizem respeito principalmente à liberdade sindical e ao direito de organização dos trabalhadores.

Jornal da Categoria