Notícias

Assembléia ratifica acordo da Campanha Salarial e mantém direitos dos trabalhadores

No domingo, dia 4 de junho, aconteceu a assembléia de ratificação do acordo das 10 empresas do Grupo 5. Essa assembléia foi necessária porque houve uma denúncia no Ministério Público contra o acordo fechado entre as 10 empresas e o Sindicato e que resultou em benefícios para os trabalhadores destas empresas.

A denúncia, cujo autor é desconhecido, porque a pedidos do denunciante, o processo corre em segredo de justiça, invalidava o acordo feito com as dez empresas, ignorando a assembléia do dia 9 de setembro de 2005, que definiu pela assinatura de acordos diretamente com as empresas, quando não fosse possível o acordo com os sindicatos patronais.

A assembléia ratificou o acordo que garante aos trabalhadores a cláusula 68, que garante estabilidade até a aposentadoria para os lesionados ou portadores de doenças ocupacionais, amplia o adicional noturno de 25% para 27% e o auxílio-creche de seis meses para 18 meses. Com a decisão da assembléia estão garantidos os direitos destes trabalhadores, que estavam ameaçados devido à denúncia.

Os trabalhadores presentes na assembléia se mostraram indignados com a denúncia, pois apesar de o Sindicato desconhecer a autoria da denúncia, entendemos que quem age desta forma, está do lado das empresas, fazendo o jogo dos patrões e prejudicando os trabalhadores. Afinal, os companheiros que foram beneficiados com o acordo, não teriam motivos para fazer a denúncia e ameaçar os direitos garantidos na Campanha Salarial passada.

As empresas do Sindipeças que assinaram o acordo foram: Associated Spring, Borg Warner, Eaton, KS Pistões,  KS Bronzinas, Pierburg, KS Produtos Automotivos, Magal, Magneti Marelli, TMD, Bosch, Bosch Freios e Valeo.

Jornal da Categoria