Notícias

Trabalhadores da Samsung agora são representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região representa 45 mil trabalhadores, que estão distribuídos pela sua base, que inclui além de Campinas, Indaiatuba, Valinhos, Americana, Nova Odessa, Hortolândia, Sumaré e Paulínia e é composta por 3.600 empresas.

E o papel do Sindicato é defender incondicionalmente os direitos dos trabalhadores e representá-los junto às empresas. Por exemplo, em períodos de Campanha Salarial é o Sindicato quem negocia o reajuste que deverá ser repassado e também somente o Sindicato pode negociar com os patrões qualquer mudança que as empresas resolvam implementar, seja de jornada de trabalho, horário, etc. Nesses casos, o Sindicato avalia o que é melhor, discute com a categoria nas assembléias e juntos decidem o que deve ser feito.

Questão de classe

Os trabalhadores sabem que seus interesses são diferentes dos interesses dos patrões, por isso, é tão importante ser sindicalizado e fortalecer as lutas da classe trabalhadora. Além disso, um Sindicato classista tem que estar ao lado dos trabalhadores, ser totalmente independente dos empresários e comprometido apenas com os interesses dos trabalhadores.

Existem sindicatos que se “vendem” aos patrões, que aceitam negociar qualquer coisa, mesmo que isso prejudique a categoria, são os chamados “pelegos”, aqueles que não estão preocupados com os trabalhadores, aqueles que defendem apenas os seus próprios interesses e os trabalhadores que “se danem”. 

Até 1984, nosso Sindicato estava nas mãos dos pelegos. Foi preciso uma grande mobilização dos trabalhadores para que pudéssemos derrubar um modelo de direção sindical que desrespeitava os trabalhadores e atendia apenas aos empresários. Estávamos na ditadura e os membros da oposição sindical eram perseguidos, mas ainda assim, na eleição de 1984, a oposição sindical venceu as eleições e implantou um novo modelo no Sindicato. Um modelo de respeito ao trabalhador e de defesa dos direitos da classe trabalhadora e solidariedade aos movimentos sociais.

Mudou o Sindicato e isso é importante, mas não basta, é preciso que os trabalhadores participem ativamente da vida do Sindicato. Você é parte integrante dessa luta.

Veja o que mudou para os trabalhadores da Samsung com a assinatura da Convenção Coletiva dos Metalúrgicos

Reajuste salarial de 3,79% referente ao período de maio/2005 a abril/2006

O piso salarial ficou maior

O adicional noturno que era de 35% passou para 50%

Garantia de emprego ao portador de doença ocupacional

Garantia de emprego ao trabalhador vítima de acidente de trabalho

O papel do Sindicato é lutar pelos trabalhadores

Os trabalhadores da Samsung decidiram ser representados por nosso Sindicato, pois até então, quem estava na empresa era o Sintetel. Havia uma relação equivocada entre o Sintetel e a empresa. Aquele sindicato não estava lá para representar os trabalhadores, mas sim para atender às necessidades da empresa. Quem pagava o Sintetel era a Samsung, por isso, era um sindicato atrelado à empresa, o que contrariava a independência de classe.

A partir de 1º de maio, quem representa os trabalhadores da Samsung é o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região e é importante que todos se sindicalizem. Ser associado ao Sindicato dos Metalúrgicos significa contribuir para as lutas. Quem mantém o nosso Sindicato são os trabalhadores, por isso temos total independência em relação às empresas.

Sindicalize-se

Já estão agendadas as datas para sindicalização aqui na Samsung. Será nos dias 7, 8 e 9 de junho. Marque estas datas e se associe ao Sindicato. Vamos juntos fortalecer ainda mais a nossa luta.


 

Jornal da Categoria