Notícias

O acordo com as 10 empresas garantiu conquistas e impôs derrota ao Sindipeças

É de conhecimento dos trabalhadores do setor de Auto Peças que desde 1999 o Sindicato Patronal, que representa as empresas deste setor tem tentado de todas as formas retirar direitos dos trabalhadores através da Convenção Coletiva.

Por conta do Sindipeças ter representação nacional, eles negociam no Brasil inteiro com todas as empresas de todas as Centrais Sindicais. E somente  três Sindicatos: Campinas, Limeira, e São José dos Campos tem garantido na bancada de negociação a Cláusula 68 na Convenção Coletiva. Essa cláusula garante estabilidade no emprego ao trabalhador que adquirir doenças profissionais ou ocupacionais atestadas pelo INSS, até a aposentadoria.

O Sindipeças tem tentado usar a justiça para reduzir o direito dos trabalhadores. Felizmente, o judiciário, através do TST e Tribunal Regional, tem mantido essa cláusula que existe há mais de 2 décadas garantindo assim o direito dos trabalhadores que adquirem doenças ocupacionais ou profissionais em função das longas jornadas do ritmo alucinante de produção e movimentos repetitivos.

Por isso, na Assembléia do dia 09/10/2005 os trabalhadores deliberaram que os acordos seriam diretamente com as empresas em função das negociações estarem encerradas com o Sindipeças

Jornal da Categoria