Notícias

Queremos a renovação das Cláusulas Sociais na Benteler

O Sindicato está exigindo com o máximo de urgência a renovação das cláusulas sociais e o encaminhamento da Convenção Coletiva do ano passado. A Benteler não assinou com o Sindicato a Convenção Coletiva de Trabalho do período de 1/9/05 a 31/8/06. É uma das poucas empresas que seguiu a risca às orientações do Sindipeças, que é o Sindicato Patronal e sua postura tem sido a luta para retirada de direitos dos trabalhadores desde 99.


No final da Campanha Salarial passada as empresas do Grupo 5 decidiram pelo encerramento das negociações com o sindicato patronal, já que ela se recusava a apresentar propostas compatíveis com as nossas reivindicações. Na Convenção assinada com outras empresas está mantida a Cláusula 68, que garante a estabilidade ao trabalhador portador de doença profissional ou ocupacional, e também o adicional noturno que foi ampliado de 25% para 27% já nesse ano, e podendo chegar em 30% na Convenção 2006/2007.


As negociações foram feitas diretamente nas empresas. Várias empresas acabaram por fechar o Acordo, exemplo: Bosch, Borg Warner , Eaton, Magal, etc e por conta da intransigência do RH da empresa não houve negociação com a Benteler. É preciso organização para enfrentar a empresa e virar o jogo. O quadro não é muito promissor e o que nos aguarda não é nada fácil. Para mudarmos esse quadro é necessária muita organização e mobilização.


 

Jornal da Categoria