Notícias

Trabalhadores derrotam arrogância e intransigência da Bosch

Os trabalhadores da Bosch recusaram a proposta de PLR apresentada pela empresa. As assembléias foram feitas nos três turnos e em todos os trabalhadores mostraram seu descontentamento com o valor proposto.

A Bosch, nos dias que antecederam as assembléias de votação, deu verdadeiras demonstrações de assedio moral – chefes, supervisores ameaçando os trabalhadores, caso eles não aprovassem aquela proposta, não teria mais o PLR, etc. Também ameaçavam fazer o pagamento em uma única parcela em dezembro, pois segundo eles, Bosch está no vermelho. Teve até chefe com megafone durante o horário de trabalho tentando intimidar os trabalhadores. A Bosch instalou uma verdadeira “tensão pré PLR”, foi assim que trabalhadores chamaram a pressão feita pelos chefes. Enfim a pressão psicológica foi grande e mesmo assim os trabalhadores souberam resistir.

A proposta apresentada pela direção da Bosch e recusada pelos trabalhadores era a seguinte:



  • 2.830 reais sendo que 2.400 reais fixos, garantido e negociado com o Sindicato pagos em 1º de julho e mais 430 negociados com a Comissão em janeiro de 2007.

Após reprovarem a proposta nas três assembléias, a maioria dos trabalhadores votou pela decretação do estado de greve para pressionar a Bosch a apresentar uma proposta melhor, condizente com os lucros que os trabalhadores proporcionaram à empresa.

Jornal da Categoria