Notícias

Eaton demite cipeiro alegando justa causa

A Eaton, alegando justa causa, demitiu, por telegrama, no dia 16 de maio, o companheiro Leonardo (Capoeira), eleito com mais de 150 votos na última eleição da CIPA.

Este companheiro vinha demonstrando vontade, disposição e compromisso com os nossos direitos. Era um cipeiro que questionava, comentava e queixava-se com o propósito de conseguir um ambiente de trabalho mais seguro, com justiça, com consciência (como lhe permite o Código de Ética da Eaton). No entanto, ele foi assediado e discriminado no local de trabalho e os gerentes (Corsa e RH) foram injustos – assediando, discriminando e retaliando o companheiro.

Usando seu Código de Ética, a Eaton cometeu uma agressão à liberdade e à organização dos trabalhadores. Se não bastasse a repressão de alguns gerentes, a falta de respeito aos vários companheiros que estão doentes e a outros vários que estão adoecendo devido à pressão na produção, à falta de reconhecimento dos problemas de saúde e à falta de atendimento digno do médico do trabalho. Agora, demite cipeiro legitimamente eleito, pelo fato do companheiro ser um lutador pelos direitos dos demais trabalhadores e trabalhadoras da Eaton.


Companheiros e companheiras, não podemos aceitar este atentado por parte da empresa. Hoje é com o Capoeira, amanhã com outro cipeiro ou com um dirigente sindical. Não se trata apenas de reclamar por quem está sendo perseguido, individualizando a questão. Temos que nos sentir atacados e demonstrar nossa indignação e revolta a este comportamento anti-ético e imoral porque todos estamos nos sentindo encurralados.

O que pensa o Sindicato

O Sindicato entende que o motivo alegado pela Eaton para demitir o companheiro Leonardo por justa causa é um absurdo. Iremos até as últimas conseqüências, exigindo a retirada da justa causa e a reintegração imediata de Leonardo à sua função na fábrica. Faremos uso da luta política, da negociação e também vamos levar o caso para discussão na esfera judicial.

Toda solidariedade ao companheiro Capoeira

Não aceite esta situação, se você for convocado para este tipo de interrogatório, exija a presença de um advogado e comunique o Sindicato.


 

Jornal da Categoria