Notícias

Filtros Mann não investe na prevenção de doenças

Para nós está claro, a empresa não quer se responsabilizar pelas pessoas que ficam doentes no local de trabalho. Querem ficar livres para demitir sem responsabilidades, caso a Cláusula seja retirada da nossa convenção.

Querem ficar mais livres ainda para intensificar a pressão para aumentar o ritmo de trabalho e continuar forçando os trabalhadores a fazer horas extras, sobretudo aos domingos, feriados etc. Todos esses fatores acabam por lesionar os trabalhadores, aí é que aparecem as tendinites, bursites, depressão, problemas na coluna etc.

Como a Filtros Mann não quer investir na prevenção dessas doenças, o que significa na prática, diminuir as cobranças, diminuir pressão, diminuir horas extras, abolir trabalho aos domingos e feriados e aumentar as pausas para descanso no local de trabalho.

Temos que lutar para manter esta Cláusula, que ao menos dá estabilidade até a aposentadoria para trabalhadores que adquirem doenças ocupacionais.

É por isso que é importante continuarmos unidos e mobilizados nas assembléias e denunciarmos todas as injustiças que viermos a sofrer no local de trabalho. Já que o único ponto de desacordo é a Cláusula 68, porque a empresa não considera as demais reivindicações: o auxílio creche passa para 12 meses, mesmo sem comprovação, ou o adicional noturno que subiu de 25% até 50% em quase todas as empresas.


Atenção! na Filtros Mann eles só pagam 25% isso é fato comprovado. O reajuste salarial que eles pagaram só 7,8% sendo que as demais empresas que fizeram acordo pagaram entre 8% a 10% no grupo 5 de Autopeças.

Jornal da Categoria