Notícias

2 de maio – Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral

O assédio moral é totalmente diferente do sexual. É tão antigo quanto o trabalho e está relacionado às situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas pelas quais passam os trabalhadores de todas as categorias durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.


“O assédio moral é muito comum em relações autoritárias, em que predominam relações desumanas e não éticas de longa duração, desestabilizando a relação da ‘vítima’ com o ambiente de trabalho e a organização, forçando-a a desistir do emprego”.


A ‘vítima’ escolhida é isolada do grupo sem explicações, passando a ser hostilizada, ridicularizada, inferiorizada e desacreditada. Por medo do desemprego e com vergonha de serem humilhados, ela gradativamente se desestabiliza e fragiliza, ‘perdendo’ sua auto-estima.


As relações conflituosas sempre existiram, mas nos anos 80, as empresas diminuíram o número de trabalhadores, que perderam muito de seus direitos: são contratados como terceirizados, temporários, acumulam funções e também as tensões dentro das empresas.

Jornal da Categoria