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Repetência escolar no Brasil é maior que a do Camboja

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) divulgou no dia 26 de abril uma pesquisa que aponta que a taxa de repetência no ensino primário (1ª a 4ª série) no Brasil é pior do que a do Camboja e equivalente às de Moçambique e Eritréia. Esse dado é considerado um dos principais indicadores de qualidade na educação.

Sobre a alta taxa de repetência no País, o MEC (Ministério da Educação e Cultura) que possui programas de gestão escolar, o que melhorará a qualidade do ensino no Brasil.

Em uma das seções do estudo, que aborda a qualidade da educação em todo o mundo, a entidade considerou os 45 países cujos índices de repetência são superiores a 10%. O Brasil, com taxa de 21% (a pesquisa usa como base o ano de 2002), tem situação melhor apenas que 15 países, a maioria da África. O Camboja, por exemplo, tem 11%. Já o Haiti, 16%, e Ruanda, 19%. No Chile, o índice é de 2%, e na Argentina, 6%.

A taxa de repetência no Brasil (21%) se assemelha às de Moçambique e Eritréia, que possuem, respectivamente, o 168º e o 161º IDH (índice que mede o desenvolvimento humano em todo o mundo). Essa lista tem 177 países -e o Brasil é o 63º. Segundo o estudo, a repetência reflete “condições insatisfatórias de ensino e de aprendizagem”.

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