Notícias

Dia 28 de abril: Dia de lutar pela vida

O Dia 28 de abril é comemorado anualmente o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Esse dia foi instituído em memória das vítimas de uma explosão de uma mina em West Virgínia em 1969, onde morreram 78 mineiros.


 


A Organização Internacional do Trabalho (OIT) comemora essa data com o Dia da Segurança e Saúde no Trabalho, porém os movimentos sindicais e de vítimas do trabalho fundaram o Movimento 28 de Abril para Relembrar os Mortos e Lutar pela vida, já que achamos que não se tem nada para comemorar e sim de se lamentar.


 


No Brasil, no ano de 2004 tivemos 325.577 acidentes de trabalho, 49.642 acidentes de trajeto, 23.858 casos de doenças profissionais reconhecidas, 2.674 acidentes que resultaram em óbitos. Esses números foram registrados e são oficiais, ou seja, com o crescente trabalho informal no Brasil o número de acidentes de trabalho são bem maiores do que esses dados oficiais.


 


Os acidentes, quando não levam à morte, deixam o trabalhador mutilado, incapacitado ou com perda da qualidade de vida. Em seu dia-a-dia, os trabalhadores estão expostos e são vítimas de LER/DORT, assédio moral, doenças profissionais, etc.

Jornal da Categoria