Notícias

Produção industrial teve alta de 1,2% em fevereiro, segundo o IBGE

A produção industrial registrou alta de 1,2% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em relação a fevereiro do ano passado, o crescimento foi de 5,4%.

Em janeiro, a indústria brasileira havia recuado 1,3% em relação ao mês anterior, mas com o resultado positivo, a taxa acumulada em 12 meses passou para 3% até fevereiro, interrompendo a trajetória de queda observada desde março de 2005.

Houve alta nos bens de consumo duráveis (móveis, eletrodomésticos e veículos) de 6%. A produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) teve alta de 1,5%, e a de bens de consumo semiduráveis e não-duráveis (roupas e alimentos) avançou 1,7%. Por outro lado, os bens intermediários (insumos industriais) tiveram uma produção 0,6% menor.

Por atividade, a alta de 1,2% entre janeiro e fevereiro atingiu 15 dos 23 ramos pesquisados pelo IBGE. As altas mais significativas foram nos setores de farmacêutica (26,2%), veículos automotores (4,8%) e máquinas e equipamentos (2,6%).

Jornal da Categoria