Notícias

Sabatina de ministra do STF teve show de machismo

No dia 22 de março, o Senado sabatinou e aprovou a indicação da futura presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie Northfleet. Apesar de seu perfil extremamente conservador, há de se registrar que é a primeira mulher que ocupa tal posto na justiça brasileira.

Ainda que sua indicação possa ser considerada um avanço, sua sabatina no Senado foi uma clara demonstração do machismo que ainda impera em todas as esferas do poder em nosso país. Os senadores se esforçaram por ressaltar em suas falas, características estéticas que nada têm a ver com o cargo que a ministra irá ocupar.
O senador Wellington Salgado, do PMDB, de Minas Gerais, afirmou que: “O meu voto ainda leva em conta a beleza e o charme. Assim voto com mais prazer”. Mas ainda teve piores, como a declaração do senador do PTB de Roraima, Mozarildo Cavalcanti: “Como ginecologista, aprendi a lidar de perto com as mulheres, a entender muito profundamente a sensibilidade feminina”.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a sessão foi recheada de cenas constrangedoras e de comentários de teor machista, mostrando que a indicação de uma mulher para um cargo desta importância não significa o rompimento de barreiras machistas.

Jornal da Categoria