Notícias

Mulheres já são quase metade dos portadores de HIV

Quase metade das 37,2 milhões de pessoas infectadas pelo HIV são mulheres. São 17 milhões de mulheres entre 15 e 49 anos vivendo com o HIV/AIDS em todo o mundo. E atualmente, mais de 60% das pessoas entre 15 e 24 anos infectadas pelo HIV são mulheres jovens.

As mulheres são mais suscetíveis à infecção do HIV/AIDS em relações heterossexuais devido a fatores biológicos, isso porque a área de mucosa exposta durante o sexo é maior em mulheres do que em homens. E a quantidade de fluidos transferidos durante a relação sexual é maior do homem para a mulher, além disso, a carga de vírus nos fluidos masculinos é maior e ainda podem ocorrer pequenos cortes e lesões na mucosa vaginal durante a penetração sexual, o que facilita a entrada do vírus.

E é fato que a desigualdade entre mulheres e homens diminui o poder de negociação delas para impor o uso do preservativo nas relações sexuais, o que é fundamental para que as mulheres estejam protegidas. Exigir o uso de preservativos é lutar pela sua saúde.

Jornal da Categoria