Notícias

22 de março – Dia Mundial da Água

22 de março é o Dia Mundial da Água e a água, que apesar de ser um recurso abundante no planeta, está cada vez mais escasso para consumo humano com risco de racionamento, poluição, necessidade de melhor gestão e insuficiente educação ambiental para seu trato.

Um quinto da população do planeta ainda não tem acesso à água potável e 40% não contam com serviços de saneamento básico. Mais do que a questão meramente ambiental, estes dois fatos dizem respeito diretamente à saúde e à manutenção da pobreza e revelam duas questões-chave para o cuidado com a água: a gestão eficiente e a educação para seu uso. Por isso, com a chegada de mais um Dia Mundial da Água, multiplicam-se documentos, eventos e discussões sobre recursos hídricos, como o recém-lançado Relatório Mundial da Água, elaborado a cada três anos pela Unesco.

O relatório da Unesco, lançado no último dia 9, também aponta a importância atual da gestão adequada da água: segundo o estudo, “a má gestão, a corrupção, a falta de instituições apropriadas, a inércia burocrática e a carência de novos investimentos na construção de capacidades humanas, assim como em infra-estruturas físicas” são responsáveis pela dificuldade de acesso a água potável e serviços adequados.

Jornal da Categoria