Notícias

Produção Industrial cresce em 12 das 14 regiões

A produção industrial cresceu em 12 das 14 áreas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em janeiro, na comparação com janeiro de 2005. Para essa pesquisa, não há dados comparativos a mês anterior.


O crescimento médio nacional ficou em 3,2%, porém, oito estados tiveram aceleração maior no período. Encabeçando a lista está Pará, com alta de 10,7%. Segundo o IBGE, o bom desempenho do estado se deveu, principalmente, à indústria extrativa, que obteve expansão de 28,7% no período. Também corresponderam positivamente as produções de minerais não metálicos, com 2,9%; e celulose e papel, com 1,7%.


Por outro lado, na indústria de transformação, que mostrou queda de 2,5%, três ramos exerceram pressão negativa: metalurgia básica (-2,3%), alimentos e bebidas (-6,3%) e madeira (-4,8%).


Depois do Pará estão Espírito Santo, Ceará, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Pernambuco. Santa Catarina, a região Nordeste, São Paulo e Goiás apresentaram crescimento, porém inferior aos 3,2% do Brasil.
 

Jornal da Categoria