Notícias

Trabalhadoras rurais ainda vivem desigualdade

Mesmo com as conquistas das últimas décadas, as trabalhadoras rurais ainda vivem desigualdades sociais e políticas, afirma o documento final do seminário internacional Políticas para as Mulheres na Reforma Agrária e no Desenvolvimento Rural, divulgado no início desta semana.

O encontro se realizou paralelamente à 2ª Conferência Internacional de Desenvolvimento Rural e Reforma Agrária, que vai até o dia 10 de março na capital gaúcha. Participaram do encontro representantes de movimentos sociais e dos governos de países da Ásia, África, América Latina e Caribe. O documento final será encaminhado à Conferência.

No encontro, foram elaboradas propostas de políticas e programas comprometidos com a igualdade entre homens e mulheres, que garantam a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar.

As participantes do seminário também se comprometeram a apoiar a implementação da Plataforma de Ação da Conferência, para alcançar uma nova visão de reforma agrária e desenvolvimento rural, que prevê a remoção de obstáculos legais, políticos e administrativos para promover o acesso das mulheres a recursos econômicos.



 

Jornal da Categoria