Notícias

Governo Bush atrasa entrega de trailers para famílias vítimas do Katrina

Apenas metade das 135 mil unidades prometidas foi entregue para famílias que permanecem em situação precária.


Quase seis meses após dois furacões terem destroçado comunidades da Costa do Golfo, dezenas de milhares de moradores da região continuam sem os trailers prometidos pelo governo, que seriam usados como abrigos temporários enquanto durasse o processo de reconstrução das casas destruídas.


Dos 135 mil pedidos de trailers recebidos pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergência pelas famílias flageladas, pouco mais da metade foi atendida. Moradores reclamam de problemas relativos à qualidade dos trailers até o momento recebidos, que deixam a desejar no que diz respeito às instalações sanitárias e elétricas.


Na última segunda-feira, frustrados com a demora, quatro membros do Conselho da Comunidade de Saint Bernard executaram um ato simbólico, retirando três trailers de um depósito local que contém cerca de 275 trailers, e entregando-os a moradores da região.


Os problemas para se administrar o programa de trailers, no valor de US$ 4 bilhões, é similar àqueles relativos às grandes iniciativas para reconstrução adotadas desde que os furacões destroçaram a região, e parecem ser o resultado de fracassos em todos os níveis de governo.


Autoridades locais, empreiteiros e moradores reclamam de que parte dos atrasos parece ser causada pelo planejamento sofrível do governo federal, e ainda pelas múltiplas e frustrantes camadas compostas de sub-empreiteiras e burocratas.


Por exemplo, os trailers são freqüentemente enviados a duas diferentes áreas de depósito antes de serem distribuídos, e ficam nestes locais acumulando poeira enquanto as famílias aguardam.


 

Jornal da Categoria