Notícias

Para FHC, PT roubou por convicção

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que governou de 1995 a 2002, disse ontem que o PT agiu de forma sistemática no esquema do “mensalão”.


A afirmação, feita ontem, durante entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, foi uma justificativa à declaração dada à revista “IstoÉ” desta semana, de que “a ética do PT é roubar”.


O tucano, que voltou a criticar ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT, afirmou que a frase foi “uma síntese do que a reportagem [da “IstoÉ”] tratava”.


“Se fala em prática generalizada do caixa dois, o que já é questionável. O que está em discussão é outra coisa. Se trata de um fluxo de recurso muito grande, que vem de várias fontes, entre as quais, fontes oficiais -dinheiro que saiu do governo e foi utilizado fora da campanha. Isso é o coletivo, é em nome da transformação do Brasil. A ética é essa: fazem isso porque, no fundo, acham que vão mudar o país”, afirmou.
A


inda sobre denúncias de corrupção contra o PT e o governo Lula, FHC afirmou estar “indignado”. “Estou tão indignado como todo mundo. É demais. Houve no Brasil uma série de processos, que foram sistêmicos. A indignação foi pequena”, disse.


“Nunca vi algo semelhante ao depoimento do Duda Mendonça. Porque ele disse para todo mundo: “Eu recebi, recebi lá fora, tenho conta no exterior e usei na campanha”. Quantos prefeitos foram destituídos pela Justiça Eleitoral por isso?”, questionou.


O tucano, que elogiou a política econômica adotada pelo governo Lula, inclusive o pagamento antecipado da dívida com o país ao FMI (Fundo Monetário Internacional), afirmou que, se Lula não sabia do que foi denunciado no escândalo do “mensalão”, é “ingênuo”.


“É grave. Dado que foi tanto, por tanto tempo. Ou ele é muito ingênuo para ser presidente -e, portanto, não está preparado para ser presidente- ou ele sabia, o que é muito pior”, disse.


 

Jornal da Categoria