Notícias

Morales ignora hierarquia e irrita militares

Em uma decisão que provocou insatisfação e protestos entre as fileiras militares e abriu o primeiro foco de tensão em seu governo, o presidente da Bolívia, Evo Morales, destituiu ontem todo o comando das Forças Armadas e da polícia e designou novos ocupantes para as funções.


O motivo de polêmica foi o fato de Morales ter ignorado a hierarquia e “saltado” duas gerações de militares que, em tese, deveriam ter sido promovidos no lugares dos comandantes designados.


A decisão ocorre ainda em meio a uma crise militar detonada pela destruição, nos EUA, de 28 mísseis antiaéreos que pertenciam ao Exército boliviano e correspondiam a todo o poderio antiaéreo do país, em outubro de 2005.


Informe do governo interino de Eduardo Rodríguez, que antecedeu a Morales, apontou que o envio e a destruição dos mísseis ocorreu sem ordem expressa do Executivo. O Exército alegou que os equipamentos eram obsoletos.


Parte da cúpula destituída está sendo investigada pelo governo no caso, assim como o papel da Embaixada dos EUA em La Paz.

Jornal da Categoria