Notícias

Campanha de erradicação do trabalho escravo foi lançada em dezembro

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançaram no dia 13 a campanha de Erradicação do Trabalho Escravo, no Palácio do Planalto. A campanha é composta por medidas para a melhoria das condições de trabalho no campo.

Uma das medidas são alterações do Cadastro de Empregadores, que é a chamada “lista suja”, divulgada semestralmente. Esse cadastro começou no ano de 2003 e contém 189 nomes de empresas e empregadores flagrados explorando mão-de-obra escrava. O cadastro é de responsabilidade da Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE.
Atualmente, diversos órgãos, como os ministérios do Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Integração Nacional, Fazenda, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Secretaria Especial de Direitos Humanos e Banco Central do Brasil, já estão adotando procedimentos em suas áreas de atuação para combater o trabalho escravo. Os bancos oficiais não fornecem empréstimos àqueles que fazem parte do cadastro.

Jornal da Categoria