Notícias

34 mil trabalhadores em greve em Nova Iorque

Trabalhadores dos transportes públicos de Nova Iorque, incluindo motoristas de ônibus e operadores do metrô, estão em greve desde o dia 20 de dezembro. Esta é a primeira greve da categoria nos últimos 25 anos e atinge cerca de sete milhões de pessoas, que se utilizam do transporte público.

A greve foi decidida depois que a União dos Trabalhadores dos Transportes rejeitou uma proposta do governo em troca de que os 34 mil trabalhadores não parassem.

A União dos Trabalhadores dos Transportes e o governo local estão há meses em negociação, sem sucesso. Os trabalhadores reivindicam aumento de salário, seguro-saúde e aposentadoria sem ter que pagar a mais por isso. O governo diz que não pode atender as reivindicações porque é necessário haver contenção de despesas, apesar do setor de transportes público de Nova Iorque ter registrado lucro de um bilhão de dólares.

A União dos Trabalhadores dos Transportes já foi multada por um juiz de Nova Iorque, mas a greve continua, apesar da ameaça de desconto dos dias parados. A intenção do governo e dos empresários em combater a greve tem por objetivo segundo eles, minimizar o prejuízo para a atividade econômica e os cofres municipais.

Na noite do primeiro dia de greve aconteceram novas negociações, mas a continuidade da greve, mostra que não houve avanços do ponto de vista dos trabalhadores.

Jornal da Categoria