Notícias

Britânicos culpam mulheres por estupro

Um em cada três britânicos considera que uma mulher não pode se queixar se for estuprada depois de ter flertado abertamente com alguém estando vestida de forma reveladora ou bêbada.

Esse é o resultado de uma pesquisa encomendada pela Anistia Internacional que gerou forte preocupação entre os grupos de apoio às vítimas da violência de gênero.

Apesar de terem aumentado nos últimos anos as denúncias de estupros, o número de penas por esse crime não variou. Isso faz com que o índice de penas em relação às denúncias efetuadas caia de 33% em 1977 para pouco mais de 5% na atualidade.

Segundo a primeira pesquisa, uma de cada cinco pessoas acha que a mulher tem culpa de ser estuprada se demonstrou promiscuidade sexual no passado. Aproximadamente a mesma quantidade considera que se uma mulher caminha por uma zona perigosa ou abandonada e é sexualmente atacada, a culpa é sua pelo menos em parte. 

Entre 2004 e 2005, aconteceram na Grã-Bretanha mais de 12 mil violações, embora só 15% tenha sido denunciada à Polícia, segundo cálculos.


 


 

Jornal da Categoria